quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

BOLOTONE COM FRUTAS SECAS


" Se temperares a tua vida com amor, obterás gosto no viver, como o sal é para os alimentos."

Xícara de 240 ml 


Hello, my people!!
Então é natal... O ano passou muito, muito 
 rápido. Trouxe um bolinho  simples sabor panetone para sua mesa ficar ainda mais bonita nas festas de final de ano..  A massa fica mais pesadinha mesmo. Quero agradecer a todos o carinho durante o ano de 2015 e desejar um natal e ano novo maravilhoso para cada um. Beijos e até ano que vem se Deus quiser.





Colocar todos os ingredientes na ordem em um recipiente misturando a medida que for colocando.  O fermento em pó  vai no final. Misturar à mão com batedor de arame (fouet). Ou pode usar batedeira  só para misturar, caso prefira. 

Obs: A essência é facilmente encontrada em casas de festa e supermercados. Caso não tenha, junte raspas de limão com raspas de laranja e noz moscada.

4ovos
1 colher sopa de essência de panetone
1/2 xícara de óleo
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó.

Agora misture frutas secas ou chocolate picado. Forma ou forminhas de panetone. Ou outras. Forno aquecido 200°C  de 25 a 30 minutos. Cubra e ulaláá

Outros:
1 xícara de frutas secas ou a gosto
                  ou
1 xícara de chocolate meio amargo picado ou a gosto

Chocolate ao leite derretido para cobrir

                         ou
Açúcar de confeiteiro e caldo de laranja e limão aos pouquinhos até formar uma pasta concentrada.



segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

NHOQUE À BOLONHESA

"Sabe o que eu quero de verdade? Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. Porque sem ela não poderia sentir a mim mesma."
.
600g de batata de casca roxa
1 gema
1 colher (sobremesa) de manteiga
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (e mais um pouco para enfarinhar a mesa)
sal a gosto

Cozinhe as batatas e passe pelo espremedor ainda quentes. Deixe esfriar e junte o sal, a manteiga, a gema e a farinha e misture bem. Jogue bastante farinha na bancada e enrole a massa formando cordões (tipo uma cobrinha). Corte os nhoques e vá colocando numa superfície bem enfarinhada. Depois de pronto, cozinhe aos poucos numa panela funda (espagueteira) com bastante água e um fio de azeite, quando eles subirem já estarão cozidos. Escorra num escorredor ou peneira ou vá colocando direto no molho de tomate que deverá estar prontinho e quentinho esperando, ou como preferir


Molho:
Carne moída (mais ou menos 500 g)
Azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho
1/2 xícara chá de vinho tinto seco 
Salsa a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
Molho de tomate da sua preferencia ( 1 sachê)
4 tomates  sem casca (pode ser desses em lata que já vem sem casca)


Com o azeite de oliva  doure o alho e a cebola junte a carne moída e deixe cozinhar. Acrescente a metade do vinho e deixe evaporar. Junte o molho de tomate, o resto do vinho, os tomates sem casca (triture bem na panela pra ficar amassadinho), uma pitada de açúcar, e água (mesma medida do molho talvez um pouco menos)  e o sal. Pimenta moída na hora e  a salsa. Espere reduzir (mais ou menos 30 min em fogo baixo).
Sirva quente com um bom parmesão.

domingo, 13 de dezembro de 2015

MOUSSE FÁCIL COM GELATINA DE MORANGO

"Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples."

Oi,
Com esse calorão, nada melhor que uma sobremesa molezinha e refrescante. Sei  que quase todo "mundo" sabe fazer, mas a intenção é inspirar vocês a fazerem. Usem e abusem dos sabores.  Beijocas e bom domingo

2 pacotes de gelatina de morango.( Faça como instrui o fabricante e coloque na geladeira para firmar.) Em travessa ou individual.

Mousse de gelatina:
1 pacote de gelatina de morango ( dissolva também como instrui o fabricante. Espere esfriar e misture com 1 caixa de creme de leite 200 ml) Usei o mixer, mas pode ser o liquidificador.
Despeje cuidadosamente sobre a gelatina já firme e volte à geladeira para firmar o mousse. Delícia


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

BOLO DE FUBÁ COZIDO ( Da Oslaine )



"Talvez hoje seja o amanhã que você procura"

Oi, gente!!
Nunca havia feito bolo de fubá cozido. Mas, como amante de bolos que sou, achei interessante experimentar. A inspiração veio daqui. Um blog recheado de coisas gostosas. O bolo é úmido, fofinho, uma delícia. Fiz em formas de cone pequenas de 12 cm cada. 3 bolinhos.
Beijos e ótimo fim de semana a todos.


 
Receita
2 xícaras de f
ubá
 2 xícaras de leite
  1/2 xícara de óleo
   1 1/2 xícara de açúcar

 50 gramas de queijo parmesão ralado
  4 ovos
   1 colher (sopa) de fermento em pó

  Modo de Fazer:
 Em uma panela coloque, o fubá, leite, óleo e 1 xícara de açúcar, misture bem e leve ao fogo mexendo até engrossar e começar a soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e deixe a massa esfriar. Coloque na batedeira os ovos com 1/2 xícara de açúcar restante  e bata até dobrar de volume e ficar esbranquiçado. Quando a massa de fubá já estiver fria, adicione o queijo e vá misturando os ovos batidos aos poucos e envolvendo na massa, Por último misture o fermento em pó. Coloque a massa em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 30 a 40 minutos.


domingo, 6 de dezembro de 2015

ALGUMAS MEDIDAS


"Música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão."

Olá, bom dia!
Hoje meu post não é de uma receita específica. Trouxe algumas medidas que fazem a diferença em uma preparação. Muitas vezes uma receita indica xícara de chá e essa pode variar de capacidade, logo, a receita poderá ficar diferente. Da mesma maneira, o copo americano. Fica a dica.

Temos a balança (É só pesar )
Temos copo americano ( De 200 ml  cheio até o topo)
Temos copo americano (De 300 ml  cheio até o topo)
Temos a xícara de chá ( onde tomamos um chá ou um bom café com leite. 200 ml)
Temos   xícara de chá padrão nivelada (240 ml)
Temos copo medidor que funciona super bem, é barato e fácil de encontrar. ( Mede Líquidos, chocolate, trigo, arroz, xícaras  e açúcar)
Espero ter ajudado. Beijos e boa semana a todos.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

PÃO DE ABÓBORA COM COCO

" As melhores coisas da vida não são coisas"

Sempre tive vontade de experimentar pão de abóbora. Aprovado. Um  pão fofinho e saboroso. Usei fermento bem fresquinho e o tempo quente ajudou  na fermentação. Preparei metade da receita abaixo.  Logo, 2 pães médios.  Beijos. 


Feito assim
Em uma bacia coloque e vá mexendo com uma colher:

3 tabletes de fermento fresco 45 g com 1 xícara de açúcar. Mexe para dissolver o fermento. Acrescente 500 g de abóbora cozida no vapor, passada pelo espremedor, mexe,  junte 4 ovos, mexe, 1 colher sopa rasa de sal , 50 g de coco ralado, 1/2 xícara de óleo, 1 colher sopa de margarina ou manteiga. Tudo misturado, acrescente aos poucos cerca de 1 kg de farinha de trigo. Sove por uns 10 minutos. Modele os pães, enrolando ou trançando. Acomode em forma de bolo inglês,  deixe crescer por 1 hora, pincele gema e leve ao  forno aquecido 180°C por 30 minutos ou até dourar. Rende 4 pães em formas de bolo Inglês.